NXJ 12 - Alguem Conhece?

Dicas, dúvidas, atualizações e sugestões da ultima versão do NXJ

NXJ 12 - Alguem Conhece?

Mensagempor Gabriela Mattos Luz » 01 Set 2008 12:36

Bom dia pessoal,

Vi uma apresentação do NXJ Developer e achei que é uma boa ferramenta, mas ainda não vi nada na prática... alguém poderia me falar quem utiliza, algum caso de sucesso, benefícios, etc? A empresa onde trabalho já tem vários sistemas em Java e talvez esta seja uma boa opção.

Obrigada,

Gabi
Gabriela Mattos Luz

Data de registro: 01 Set 2008 12:30

Re: NXJ 12 - Alguem Conhece?

Mensagempor maicon borges » 01 Set 2008 15:39

Boa tarde Gabriela,

Sou desenvolvedor e trabalho para consultoria Unisystem, abaixo segue uma breve descrição da ferramenta NXJ:

Ja desenvolvi duas aplicações com ferramenta e gostei muito, pois além de ser simples de utilizar ela aumenta muito a produtividade, é totalmente orientada a objetos e foi feita para suportar escalabilidade de usuários. Todo o trabalho de criação de EJB, JSP e também componentes JavaFX é feito automaticamente pela ferramenta e o código pode ser alterado da forma que desejar. Você tambem pode desenvolver classes utilizando tudo o que quiser da API 1.5 da Sun, criar pojos, bens e instancia-los dentro dos Forms, e etc.
Apartir da configuração da conexão com o banco de dados através de um WIZARD a ferramenta mapeia todo a base de dados, e disponibiliza uma gama de métodos para utilização, como: INSERT, ADD_UPDATE, DELETE, FIND, etc.
Outro ponto que achei interessante foi a reutilização de código e a rederização da tela via AJAX, que tornam aplicações web muito mais rápidas.
O NXJ possui todos os componentes de INPUT e OUTPUT que telas HTML possui com muito mais métodos de administração, e também componentes do pacote Swing do JAVA. Existe outros componentes exclusivos da ferramenta como: Calendar, DataGrid, Navigation Bar, e etc. Enfim o NXJ é uma ferramenta que vale a pena ter em sua empresa, pois agrega produtividade com qualidade.

Infelizmente a aplicação que utilizei boa parte das funcionalidades do NXJ não posso disponibilizar o link, pois tem acesso restrito, mas existe outra que é um questionário de pesquisa e desenvolvido com a ferramenta, o link segue abaixo:

http://fabrica.unisystem.com.br:8080/PesquisaSatisfacao

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a díposição.

Att.

Maicon.
maicon borges

Data de registro: 01 Set 2008 14:50

Mensagempor Gabriela Mattos Luz » 03 Set 2008 15:59

Oi Maicon

Obrigada pela resposta, pelo jeito o produto é bom mesmo, não é? Vou dar uma olhada no exemplo que você enviou.

Uma perguntinha a mais: na apresentação que eu vi, comentaram que o ganho em termos de velocidade na programação pode chegar a uns 60% ou até 80% !! Eu achei muito, você acha que é isso mesmo ou é apenas papo de vendas ?? :) :)

Obrigada novamente por sua atenção e pelas respostas !

Gabi.
Gabriela Mattos Luz

Data de registro: 01 Set 2008 12:30

Mensagempor maicon borges » 04 Set 2008 11:40

Sim o produto é muito bom, e dependo do que você for desenvolver o ganho em produtividade chega aos 80% tranquilo.

Por exemplo as funcionalidades de transação e persistência com a base de dados, que para você fazer utilizando algum framework como Hibernate, IBATIS ou a especificação JPA, concerteza você demoraria muito mais tempo configurando e criando os métodos para realizar as tarefas de CRUD e validações, e já com o uso do NXJ você teria enormes ganhos de produtividade, pois o modelo ORM do NXJ é muito eficiênte e facíl de trabalhar.

Abaixo segue o link de um exemplo fornecido pela Unify, utilizando diversas funcionalidades do NXJ como: Internacionalização, Web Services, AJAX, etc.

http://fabrica.unisystem.com.br:8080/MyInvoiceSystem

Você pode notar que no topo da página existe um toolbar com diversos botões para administração os dataGrid's e os métodos e ações que a tela disponibiliza. Se você não quiser utilizar esse toolbar que é default do NXJ, você pode criar o seu próprio e adiciona-lo as páginas ou remove-lo e adicionar as ações a botões com o layout que você definir.
Há também o rodapé da página, que pode ser editado ou removido.

Qualquer dúvida estou a dísposição.

Maicon Borges.
maicon borges

Data de registro: 01 Set 2008 14:50

Retornar para NXJ 12